Skip to content

> 2º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar

A 2ª edição do FESTIVAL SAMBURÁ DE CINEMA E CULTURA DO MAR será realizada nos distritos de Pecém e Taíba, e na sede do município de São Gonçalo do Amarante-Ce, de 11 a 15 de Outubro de 2023.

O festival contemplará uma Mostra Nacional de Curtas-Metragens, além de uma Mostra Infantil de Filmes de Animação para alunos do ensino fundamental, oficinas artísticas e socioambientais, apresentações de dança, teatro e shows musicais.

O FESTIVAL SAMBURÁ DE CINEMA E CULTURA DO MAR é uma realização do CENAPOP – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania.

> Filmes selecionados para a Mostra Competitiva

Ao todo, 286 produções foram analisadas pela competente curadoria, formada pelos realizadores audiovisuais Sara Benvenuto, Henrique Dídimo e Felipe Camilo. Passaram pelo crivo dos curadores 30 curtas-metragens, oriundos de nove estados brasileiros (Ceará, Bahia, Pernambuco, Pará, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais).

SARA BENVENUTO

Com formação audiovisual no curso de realização cinematográfica na New York Film Academy, nos Estados Unidos, Sara Benvenuto é professora, tradutora e realizadora audiovisual. Ela é professora assistente no curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Ceará, e coordena o cineclube Cine Alicerce e o Grupo de pesquisa em Tradução audiovisual LETRAA (legendistas, tradutores e audiodescritores).

FELIPE CAMILO

Realizador audiovisual, educador e pesquisador. Pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu, entre 2017 e 2021, a tese “Comunidade Visível: Narradores de Imagens e Memórias do Poço da Draga”, abordando temas da antropologia como imagem, memória, negritude e cidade. Na UFC, foi professor no Instituto de Cultura e Arte (2019-2021) e membro do Lajus – Laboratório das Artes e da Juventude. Atualmente, é coordenador do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.

HENRIQUE DÍDIMO

Realizador audiovisual e educador. Através de sua produtora Guajara Filmes, produz documentários sobre culturas tradicionais e ancestralidade, atuando como diretor, roteirista, fotógrafo e editor. Entre os documentários de longa-metragem, destacam-se “Cocos de Beira-Mar” (2012), “Alma de Rabeca” (2012) e “Suaçuamussará” (2015). Participou, como diretor assistente, do média “Espelho Nativo” (Doc-TV, 2009) e, como assistente de direção, do longa “Currais – Dos Campos à Concentração” (2019).

Na última noite do 2° Festival Samburá foram premiados com o Troféu Lylia Guedes filmes de curta-metragem nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Produção Cearense, o Júri também decidiu conceder Menção Honrosa para Atriz, Direção e Melhor Filme.

Confira agora a lista de Premiados no 2º Festival Samburá – Festival de Cinema e Cultura do Mar:

MELHOR ATRIZ

Ana Marlene, “Tanto de Telha no Mundo”

MELHOR ATOR

Rodger Rogério, “Finais de Domingos”

MELHOR SOM

Flavia Soledade e Eric Barbosa, “Maré Braba”

MELHOR TRILHA SONORA

“Nande Mbaraete”l Katu / Vamos Juntos nos fortalecer”

MELHOR PRODUÇÃO CEARENSE

“Maré Braba”, de Pâmela Peregrino

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

Pâmela Peregrino, “Maré Braba”

MELHOR ROTEIRO

Joel Caetano, “Missão Berço Esplêndido”

MELHOR FOTOGRAFIA

Adalberto Oliveira, “Das Águas”

MELHOR DIREÇÃO

Luara Olívia, “O Mar que Habita em Mim”

MENÇÃO HONROSA PARA ATRIZ

Anna Leticya, “Rua Dinorá”

MENÇÃO HONROSA EM DIREÇÃO

Coletivo Audiovisual do Titanzinho, “Titan Não se vende com Katia”

MENÇÃO HONROSA DE MELHOR FILME

“Tapajós – Uma Breve História da Transformação de um Rio”, de Alan Schvarsberg e Cícero Fraga

MELHOR FILME:

“O Mar que Habita em Mim”, de Luara Olívia